Marcelo Ribeiro

Marcelo Gonçalves Ribeiro é formado em Programação Visual - UFRJ, mestre e doutor em Design pela PUC-Rio. Em 2001, participou do UNESCO-BIB Workshop - Bienal de Bratislava-Eslováquia. Recebeu o Prêmio Petrobras para a realização do curta 'Avenida Rio Branco: quadro a quadro'. Em 2004, recebeu o Prêmio de Melhor Ilustração - FNLIJ pelo livro Robinson Crusoe. Foi professor de animação no NAVE-RJ e, atualmente, é Professor Adjunto na UFRJ. http://marceloribeiro.multiply.com/

quinta-feira, novembro 12, 2009

Pixilation: Idéias para a criação de cenários

Expressionismo (Fonte: Itaú Cultural):
"A arte expressionista encontra suas fontes no romantismo alemão, em sua problematização do isolamento do homem frente à natureza, assim como na defesa de uma poética sensível à expressão do irracional, dos impulsos e paixões individuais. Combina-se a essa matriz, o pós-impressionismo de Vincent van Gogh (1853-1890) e Paul Gauguin (1848-1903)."
"O expressionismo conhece desdobramentos em outros grupos na Alemanha, como o Der Blaue Reiter ('O Cavaleiro Azul') de Franz Marc (1880-1916) e Vassily Kandinsky (1866-1914), criado em 1911, e considerado um dos pontos altos do movimento. Após a 1ª Guerra Mundial, a voga expressionista reverbera na produção dos artistas reunidos em torno da Neue Sachlichkeit ('Nova Objetividade'), Otto Dix (1891-1969) e George Grosz (1893-1959), por exemplo".


Exemplos do expressionismo alemão no cinema:


O filme 'O Gabinete do Doutor Caligari' é uma produção alemã de 1920 e possui, entre outras características, a confecção de cenários pintados.
Os cenários são desenhados e pintados, explorando distorções dos princípios de perspectiva.


Construção do cenário do filme 'O Gabinete do Dr. Caligari'


Desenhos do cenário do filme 'O Gabinete do Dr. Caligari'


Filmagem do cenário do filme 'O Gabinete do Dr. Caligari'





Outros exemplos de obras expressionistas:

Oswaldo Goeldi


Oswaldo Goeldi, abandono


Oswaldo Goeldi, Noturno


Oswaldo Goeldi,