Marcelo Ribeiro

Marcelo Gonçalves Ribeiro é formado em Programação Visual - UFRJ, mestre e doutor em Design pela PUC-Rio. Em 2001, participou do UNESCO-BIB Workshop - Bienal de Bratislava-Eslováquia. Recebeu o Prêmio Petrobras para a realização do curta 'Avenida Rio Branco: quadro a quadro'. Em 2004, recebeu o Prêmio de Melhor Ilustração - FNLIJ pelo livro Robinson Crusoe. Foi professor de animação no NAVE-RJ e, atualmente, é Professor Adjunto na UFRJ. http://marceloribeiro.multiply.com/

domingo, outubro 25, 2009

Storyboard

O que é um storyboard?
O storyboard é um roteiro com imagens e textos do projeto do filme, visando auxiliar diretor e equipe na elaboração das idéias antes de serem filmadas ou produzidas.

Storyboard para o filme Dumbo, Walt Disney

Existe um storyboard de trabalho que é entregue à equipe e um outro para captação de recursos financeiros para a produção do filme.


Disney estuda o storyboard de um de seus filmes: www.mouseplanet.com


http://www.ehow.com/how-does_4597550_disney-do-animation.html



O 'storyboard' serve para explicar os efeitos que foram planejados para o filme. Outro ponto importante é o planejamento dos movimentos de personagens, objetos e câmera. Para demonstrar algum movimento no 'storyboard' criamos uma flecha. A flecha indica, por exemplo, que o vento aplica uma força na vela de um barco e isto o impulsiona para a frente. Seu comprimento indica a intensidade da força: uma força maior seria indicada por uma flecha mais comprida. Na Física, também usamos a flecha como representação e o tamanho da flecha como intensidade da força. Essa forma de representar uma quantidade física é chamada de 'vetor'. Seguem alguns exemplos:

 
  A seta indica o deslocamento da personagem e o cenário fixo.
A seta indica o deslocamento da câmera (zoom in). 
 
A seta indica o deslocamento da câmera (zoom out). 
 
A seta indica o deslocamento da câmera (Pan horizontal). 





Para a criação de cada quadro, um storyboard precisa responder algumas perguntas:
> Qual personagem ou objeto está na cena e como se movimenta?
> Existe algum diálogo, ruído ou música na cena representada?
> Quanto tempo será necessário para esta cena?
> Qual o enquadramento da cena (movimento e posicionamento da câmera ou do palco - no caso de animações criadas no computador)?


Este vídeo da Dreamworks representa a importância do storyboard para a apresentação das idéias do diretor. A Dreamworks criou esta divertida história sobre o processo de produção de seus filmes.


O storyboard serve apenas para a animação?
Não. Vários filmes com atores usam a ferramenta do storyboard para planejar o filme.
Exemplo de filme publicitário:
Pré-produção do storyboard em comparação com a filmagem final para um filme publicitário realizado em 2005 para o produto 'Mini Babybel'.



Neste vídeo, podemos acompanhar o storyboard e a animação finalizada:






Softwares para desenvolver e/ou criar storyboards:



Storyboard desenvolvido na primeira etapa do processo


Matrix

1 Comments:

At fevereiro 09, 2011 10:05 AM, Blogger Gl.Cves. said...

Olá Marcelo!

Agradeço sua resposta. Conheço a ABCA, e agradeço sua atenção. Eu conheço todo o processo de execução porque sou da área, assim como eles. Eu procuro informações históricas... não apenas as técnicas ou artísticas. Os novos profissionais sequer sabem a diferença entre 2D e 3D. Porisso desejo mencionar seu artigo sobre 2D. E mais tarde colocar a história do desenho animado em curso.
Este artigo que menciona foi uma reprodução do Estadão, tanto que coloquei o link junto. Tenho outros artigos escritos por mim no meu blog pessoal, além do Portal do Ilustrador.


Abs
Glória Costa
http://historiadarteanimada.blogspot.com/

Em 9 de fevereiro de 2011 10:28, Marcelo Ribeiro escreveu:

Marcelo Ribeiro deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Produtoras brasileiras fazem sucesso com animações...":

Oi Glória, legal este blog! Respondendo ao seu comentário, você pode utilizar o material sim. O blog servia para mim como recurso de aula no NAVE, mas, atualmente, o foco do trabalho de pesquisa não é somente animação. A informação sobre animação e publicidade você poderá conseguir com profissionais na www.abca.org.br Abs,

 

Postar um comentário

<< Home