Marcelo Gonçalves Ribeiro é formado em Programação Visual - UFRJ, mestre e doutor em Design pela PUC-Rio. Em 2001, participou do UNESCO-BIB Workshop - Bienal de Bratislava-Eslováquia. Recebeu o Prêmio Petrobras para a realização do curta 'Avenida Rio Branco: quadro a quadro'. Em 2004, recebeu o Prêmio de Melhor Ilustração - FNLIJ pelo livro Robinson Crusoe. Foi professor de animação no NAVE-RJ e, atualmente, é Professor Adjunto na UFRJ. http://marceloribeiro.multiply.com/
domingo, outubro 25, 2009
Storyboard
O que é um storyboard?
O storyboard é um roteiro com imagens e textos do projeto do filme, visando auxiliar diretor e equipe na elaboração das idéias antes de serem filmadas ou produzidas.
Storyboard para o filme Dumbo, Walt Disney
Existe um storyboard de trabalho que é entregue à equipe e um outro para captação de recursos financeiros para a produção do filme.
Disney estuda o storyboard de um de seus filmes: www.mouseplanet.com
O 'storyboard' serve para explicar os efeitos que foram planejados para o filme. Outro ponto importante é o planejamento dos movimentos de personagens, objetos e câmera. Para demonstrar algum movimento no 'storyboard' criamos uma flecha. A flecha indica, por exemplo, que o vento aplica uma força na vela de um barco e isto o impulsiona para a frente. Seu comprimento indica a intensidade da força: uma força maior seria indicada por uma flecha mais comprida. Na Física, também usamos a flecha como representação e o tamanho da flecha como intensidade da força. Essa forma de representar uma quantidade física é chamada de 'vetor'. Seguem alguns exemplos:
A seta indica o deslocamento da personagem e o cenário fixo.
A seta indica o deslocamento da câmera (zoom in).
A seta indica o deslocamento da câmera (zoom out).
A seta indica o deslocamento da câmera (Pan horizontal).
Para a criação de cada quadro, um storyboard precisa responder algumas perguntas:
> Qual personagem ou objeto está na cena e como se movimenta?
> Existe algum diálogo, ruído ou música na cena representada?
> Quanto tempo será necessário para esta cena?
> Qual o enquadramento da cena (movimento e posicionamento da câmera ou do palco - no caso de animações criadas no computador)?
Este vídeo da Dreamworks representa a importância do storyboard para a apresentação das idéias do diretor. A Dreamworks criou esta divertida história sobre o processo de produção de seus filmes.
O storyboard serve apenas para a animação?
Não. Vários filmes com atores usam a ferramenta do storyboard para planejar o filme.
Exemplo de filme publicitário:
Pré-produção do storyboard em comparação com a filmagem final para um filme publicitário realizado em 2005 para o produto 'Mini Babybel'.
Neste vídeo, podemos acompanhar o storyboard e a animação finalizada:
Softwares para desenvolver e/ou criar storyboards:
Storyboard desenvolvido na primeira etapa do processo
Tony vs. Paul
Vídeo inspirado em 'Vizinhos' de Norman McLaren.
Vários recursos de pixilation transformam ações comuns em situações inusitadas. Como por exemplo, para escrever um simples bilhete, a personagem não usa a caneta e as letras surgem na superfície do papel. Em vários momentos do filme as ações se transformam em algo fora do comum: uma briga entre dois personagens, uma corrida pelas ruas e a entrega de um bilhete .
'Stopmotion with my friend'
Fumante: Last Laugh criou este filme. Música "Chase" da banda Partyline.
> CAMINHADAS E transformações
Vídeo clip de 1969 'Robert Charlebois - Tout écartillé'.
Este filme foi dirigido por Andre Leduc para uma canção de Robert Charlebois. Segundo Laybourne (The animation book, 1979, p.: 66), este filme "é uma experiência surrealista em pixilation que o herói viaja pelo mundo com sua capa preta".
Outros exemplos de exercícios em Pixilation:
> Exagero nas expressões
Exemplos: sorrisos e olhares (lembram o cinema mudo e os desenhos animados [cartoon])
Um exercício sem muita pretensão, mas um resultado interessante para pensarmos nas expressões exageradas. Realizado por Emil Maselli, 'You said it':
No próximo vídeo, 'Life by the Sevens', podemos notar as diferentes e interessantes situações que envolvem a personagem a partir de vários recursos da técnica pixilation. Detalhe interessante é a edição da cena da geladeira: poucos frames se repetem, mas simbolizam um 'cabo-de-guerra' entre duas cenas diferentes, mas que neste momento se integram. Uma curiosidade: segundo a autora, Lindsay Berkebile, a produção experimental levou dez semanas e envolveu componentes da instalação criada pela própria autora e que leva o nome de 'Nervosa': "This ten-week experimental production is a pixillated animation with actors and animated objects and a soundtrack that is completely composed of foleyed sounds using organic foods and cooking utensils, and functions as both a stand-alone piece, as well as a component of my installation, tiltled 'Nervosa'. For the installation, the video was projected within a large set construction composed of a living room full of electronic wires, stripped-down electronic gadgets, and household items that were reconstructed with found materials.". Segue o vídeo:
Um outro vídeo de Lindsay Berkebile '2D Pixilation' destaca uma situação de um jovem casal. Este é um exemplo interessante de pixilation, considerando as expressões e os gestos exagerados das personagens:
3. Podemos manipular as ações das personagens usando diferentes recursos visuais:
> troca de cores durante o registro de imagens (fotografias);
> caminhadas diferentes e inusitadas;
> fundos com manchas;
RECURSOS DA FOTOGRAFIA QUADRO A QUADRO USADOS NO PIXILATION
Este vídeo clip 'The Game' para a banda 'Rodeo Massacre' exibe vários efeitos realizados a partir da técnica de pixilation: diferentes caminhadas, desaparecimento de atores, troca constante de roupa, efeito de luzes.
Segundo os realizadores, as fotografias foram feitas em um único dia e a idéia foi explorar ao máximo as possibilidades da técnica. ["the idea was to use as many outfits and accessories as possible. Everything was done taking stills in one day!"]
O próximo filme foi fotografado numa Nikon D80 digital SLR e resultou em aproximadamente em 3000 frames.
Dir: Ben Lister
Prod: Warren Haughey
D.o.p: Stuart Mills
Dançarino: Mike Gilroy
Dançarina: Naomi Haworth
Para assistir em alta resolução e outras informações: http://www.antidoteproductions.net/rainbow_hunters.html
Neste Vídeo clip, vários recursos usados fazem menção ao clip 'there, there' do grupo Radiohead. Neste vídeo, "You thought you found yourself in another place", do álbum 'White Noise' do grupo the Fen Tigers, destaco as diferenças entre o cenário e a personagem.
Vídeo clip do grupo australiano "Westward Backwards". Vídeo criado por Andrew Goldsmith & Jeremy Blode. Atores: Ryder Susman & Ashe Davenport
Este video foi criado com a câmera 'Canon E0S 400D' com chroma key, usando os softwares Photoshop and After Effects.