O desenvolvimento das técnicas de animação no início do século XX (por volta de 1914) permitiu que houvesse um rápido progresso dos estúdios de animação e um crescimento na produção de filmes animados.
Um exemplo dos diferentes inventos produzidos no início do séc. XX e que contribuíram para o desenvolvimento da animação foi a criação do sistema que usa o acetato no desenho animado. Earl Hurd (EUA, em 1914) pode ser considerado o inventor deste sistema que usa um celulóide (acetato) com os traços e pinturas de desenhos da animação e posiciona-o de encontro a um único fundo ilustrado (cenário). Assim, o cenário e as figuras animadas eram criados separados e depois fotografados juntos no momento da filmagem.
Até os anos de 1980, o sistema que usava o acetato era o principal meio para a realização de filmes de animação em 2D.
Earl Hurd, a patente da invenção do sistema do acetato (patente no nome de Bray-Hurd Process Company até 1932) e o uso em algumas produções.
[informações retiradas dos sites: http://www.inkwellimagesink.com/pages/articles/CentennialOfAmericanAnimation.shtml
http://smfaanimation.blogspot.com/2010/03/studios-are-still-institutions.html ]
Documentário produzido em 1972 exibindo a maneira tradicional da criação de filmes de animação 2D produzidos naquela época:
Um outro recurso importante para o desenvolvimento dos filmes de animação 2D, foi a invenção nos estúdios Disney da câmera multiplano. Walt Disney recebeu a patente 2.201.689 nos Estados Unidos para esta invenção em 1º de maio de 1940. A câmera multiplano foi usada nos estúdios Disney durante os anos 30 e os anos 40 para criar filmes animados.
Walt Disney fala sobre os multiplanos usados para criar os cenários da animação: